quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Porque os ossos estalam?




“Não faz isso, menino! Engrossa as juntas.” Sempre quis saber se isso era verdade. Primeiro a pergunta : Porque os ossos estalam?
O concerto ocorre por causa de bolhas de gás que escapam das juntas, tendões e ligamentos estalantes, e fracas juntas artríticas.

Gás liberado

Um fluido protetor amortece a maioria das juntas em nossos corpos.
Dentro da cápsula que protege os ossos conectados por uma junta o líquido sinovial mantém a cartilagem, tecidos e músculos lubrificados e bem nutridos. O líquido possui nutrientes e gases como oxigênio, nitrogênio e dióxido de carbono. Quando você dobra os dedos a cápsula da junta se estica. Para que a expansão tenha espaço, são liberados gases para fora do fluído. Os estalos dos dedos são o som do gás que é liberado em forma de bolhas do líquido sinovial, dizem os cientistas. Antes que o dedo estale novamente o líquido deve reabsorver o gás.

Outras causas

Tendões e ligamentos estalam alto também.
Tendões são como elásticos esticados sobre as juntas que mantém os músculos ligados aos ossos. De maneira similar os ligamentos se estendem para conectar ossos a outros ossos. Algumas vezes os tendões e os ligamentos deslizam das suas posições nas juntas e então, rapidamente, estalam para voltar ao lugar.
Se seu joelho estala quando você fica de pé depois de ficar sentado no sofá você possivelmente está ouvindo os seus tendões e ligamentos voltando na posição adequada ao redor das juntas dos joelhos.

Juntas com artrite não apenas causam dor, mas também podem ranger.

Ossos que se interconectam perdem sua cartilagem lisa e ficam com saliências nas pontas. A quantidade de líquido sinovial também aumenta, fazendo com que a juta fique rígida e dolorida.

Tem problema estalar de propósito?

Já foram conduzidos alguns estudos sobre se estalar os dedos causaria artrite ou qualquer outro problema nas mãos.
Alguns destes estudos sugerem você pode estalar os dedos o quanto quiser e isso não causará osteoartrite.
No entanto outros estudos indicam que estalar os dedos com freqüência pode danificar o tecido macio ao redor das juntas fazendo com que a sua mão inche e fique mais fraca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário