sábado, 26 de fevereiro de 2011

SÉRIE DE MUSCULAÇÃO P/ MULHERES

Musculação feminina, entenda seus princípios, o foco e como deve ser o Treino.

Nos últimos tempos o número de mulheres que buscam um corpo ideal, torneado e, teoricamente perfeito, tem aumentado em progressão geométrica.
É mulher e deseja começar a treinar musculação? Sabia como proceder ao iniciar o esporte e saiba se há diferenças entre o treinamento masculino e feminino.
Cada vez mais vemos mulheres em academias, seja trabalhando com pesos, fazendo trabalho aeróbio ou outro tipo de aula como Pilates, Alongamento ou outra qualquer.
Pois bem, hoje, vamos falar um pouco sobre a musculação feminina. Como uma mulher deve treinar? Os princípios são os mesmos? O foco deve ser o mesmo?
Ok, vamos por partes.

Como uma mulher deve treinar?

Uma pergunta um tanto quanto simples, mas que ainda gera muita dúvida e polêmica. Os princípios de hipertrofia e/ou queima de gordura são os mesmos. Logo, o treino deve ter o objetivo em que a praticante desejar. E, deve ser o mais simples possível.
É incomum ver mulheres realizando, por exemplo pulley aberto pela frente com medo de alargar demais as costas, ou até mesmo realizando supino reto livre. E, o pior, com baixas repetições.
Pois bem, se o princípio é o mesmo, porque então diferenciar tanto um  treino de um homem para uma mulher?
É óbvio que se ela deseja o aumento de massa muscular e queima de gordura, deverá fazer um trabalho específico para aquele objetivo. Então, o que leva a crer que um treino “feminino” (com 15 exercícios de 3 séries de 15 cada, por exemplo) a fará chegar nos resultados, visto que estamos falando de um humano, apenas de sexo diferente?
Resumidamente, deixe invenções de lado e opte pelo básico.

Os princípios são os mesmos?

Sim. Basicamente, o que deve mudar é a dieta, especificamente (como de um homem para um homem também). Também deve-se levar em consideração as questões individuais biológicas da pessoa individualmente, independente do sexo.

O foco deve ser o mesmo?

Vejo mulheres em academias treinando apenas a parte inferior. Todos os dias. Assim como vejo homens que treinam apenas os membros superiores. O resultado é uma parte do corpo mais forte que a outra, causando desequilíbrio e falta de harmonia.
Ter foco em determinado músculo, não quer dizer abrir mão dos outros e muito menos deixar de treiná-los, mas apenas dar prioridade para aquele grupo ou músculo específico.
Então, comece durante a semana a realizar os treinos coerentemente e dar o descanso necessário para os mesmos, afinal, é no descanso que o músculo efetivamente cresce.

Conclusão:

Ainda existe muito mito quanto à musculação feminina. Desde o medo de um desenvolvimento muscular bruto (o que é errôneo) até o medo de algum tipo de lesão ou assimetria.
Pois bem, quando realizado de forma coerente, a musculação deve ser interpretada como ótima forma de esculpir o corpo, seja qual for o objetivo e seja qual for o sexo.

Abaixo montei uma série especial para as mulheres que praticam musculação 6 vezes por semana, e desejam obter resultados satisfatórios. Esta série esta dividida por grupamento muscular, o que significa esta divisão muscular? Cada dia da semana o treinamento será específico para cada parte do seu corpo, o treino esta fragmentado em Treino A, Treino B e Treino C, desta forma ao fazer o Treino A na segunda-feira, você fara este treino novamente só quinta-feira, o Treino B de Terça e Sexta e o Treino C de Quarta e Sábado. Este treino é específico de Hipertrofia, onde eu utilizo neste o método de treinamento Convencional Alternado por Segmento, este método consiste em um exercício por grupamento msucular, mas como minha aluna ja é um pouco mais avançada eu utilizei de 2 a 3 exercícios por grupamento muscular.

 

17 comentários:

  1. OI, não iria queimar os musculos malhando perna dessa meneira todo dia ?
    gostei muito dessa serie porem quero ter certeza que vai ajudar na hipertrofia.

    valeu!!!!

    ResponderExcluir
  2. ola sera que vc poderia mandar por email imagens dos exercicios do treino A, treino B e treino C, para mulheres porque eu n to achando as imagens para fazer os exercicios.

    e-mail:brunadesouzagualdi@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Digite os nomes de cada um dos exercícios no Youtube ou no Google Imagens e saberá quais são. :)

      Excluir
  3. Não vai "queimar" os músculos, Elisa, pois a cada dia se treina uma parte das coxas: no treino A os flexores ou posteriores de coxa, no treino B os quadríceps e no treino C os adutores e abdutores. Adorei esse treino!

    ResponderExcluir
  4. treino bacana, esta dando um intervalo correto entre treino, porem pode incluir a panturrilha no treino A e C treino A por exemplo panturrilha em pé e treino C panturrilha sentado para trabalhar o sóleo musculo que ao lado dos gastrocnêmico.

    ResponderExcluir
  5. bom essa serie de A, B e C. mas para um iniciante é um pouco puxado....

    ResponderExcluir
  6. oi quero começar a malhar para queimar gordura e definir meu corpo e gostaria que me dissesse quais exercicios posso fazer de inicio para ter um melhor resultado

    ResponderExcluir
  7. Bom dia !
    precisava da imagens do treino quem tiver me manda pois não achei obrigado

    soldier_245@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Oi bom dia!
    Malho cinco vezes por semana, de segunda a sexta, como posso dividir esses exercícios?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mary, se vc malha de segunda à sexta, pode dividir seu treino entre segunda/quarta/sexta. Terça e quinta pode fazer um aeróbio, para ajudar na queima de gordura, caso queira também (as musas fitness não deixam de fazer treinos aeróbios, importante lembrar).

      Excluir
  9. ah, eu como a Mary treino de 2a a 6a, mas nao quero fazer aerobico 2 dias da semana.. quero treinar muscuação os 5 dias
    hoje estou com 4 treinos, sendo A para pernas (coxa), B (de terça e quinta) para superiores , C para pernas posterior e D pernas post e ant.

    Gosto da forma do treino mas to achando muito leve.. quero incluir mais coisas ...

    ResponderExcluir
  10. Poderia montar um treino p quem malha 3x por semana ?

    ResponderExcluir
  11. Oi, não consigo ler bem o artigo porque as propagandas da construtora diálogo ficam na frente.

    ResponderExcluir